quarta-feira, 4 de junho de 2008

Desafios para um novo Jornalismo

“Ler jornal é chato!” A afirmação de milhares de leitores em potencial está ecoando cada vez mais forte nas redações dos veículos impressos. O que fazer então para tornar o jornal mais atrativo à leitura e conquistar novos leitores?

Uma das soluções encontradas é a mudança na estrutura do texto. Ainda que de forma tímida, pode-se perceber que o nariz de cera está voltando. Isso é mais perceptível nos cadernos de Cultura e nas páginas de Polícia dos veículos. Será o fim da ditadura do lide? Em um momento no qual o jornalismo repensa os seus caminhos, talvez seja apropriado tentar resgatar o texto como valor para o jornalismo.

Pedro Gilberto Gomes, em O jornalismo alternativo no projeto popular, cita Cremilda Medina, afirmando que o equilíbrio entre inovação a serviço da expressividade e clareza a serviço da eficiência da mensagem é o segredo do diálogo possível na formulação e estruturação de uma matéria e na definição do foco narrativo.

É nesse panorama que (re)surge o Jornalismo Literário.

Jornalismo literário é uma modalidade de prática da reportagem de profundidade e do ensaio jornalístico utilizando recursos de observação e redação originários da (ou inspirados pela) literatura. Seus traços básicos são a imersão do repórter na realidade, voz autoral, estilo, precisão de dados e informações, uso de símbolos (inclusive metáforas), digressão e humanização. Modalidade conhecida também como Jornalismo Narrativo. Esta definição encontra-se no site www.textovivo.com.br, da Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).

“O jornalismo literário aperfeiçoou-se. Adquiriu, digamos, maior autoconsciência. Não podia ser diferente. Mais que uma técnica narrativa, o JL é também um processo criativo e uma atitude nos quais não cabem fórmulas, esquemas ou grupismos. São esses fatores que o projetam, hoje, como alternativa (óbvia) para arejar os conteúdos de jornais e revistas, principalmente, e sites.” É o que escreve Sérgio Vilas Boas, em JL e o Texto em Revista.

Sendo assim, o Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realiza o I Seminário de Jornalismo Literário, um espaço de debate e construção de idéias sobre desafios para um novo jornalismo.

Postaremos em breve a programação completa, com os horários das mesas de debate e oficinas.

Nenhum comentário: